quarta-feira, 30 de junho de 2010

Direito das Pessoas com Deficiência


Alguns direitos das pessoas com deficiência:
aposentadoria por invalidez


Conforme a Lei Federal 8.213, de 24 de junho de 1991, regulamentada pelo Decreto Federal 3.048, de 06 de maio de 1999, a aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica do INSS incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Complemento de 25% na aposentadoria por invalidez

O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa, atestada pela perícia médica do INSS, será acrescido de 25%, conforme a Lei Federal 8.213, de 24 de julho de 1991, observada a relação constante do Decreto 3.048, de 06 de maio de 1999, que regulamenta a lei.

BPC – Benefício de Prestação Continuada

O BPC é um benefício constitucional regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social 8.742, de 07 de dezembro de 1993 (LOAS), regulamentada pelo Decreto Federal 6.214, de 26 de setembro de 2007, alterado pelo Decreto 6.564, de 12 de setembro de 2008.

Este benefício garante um salário mínimo por mês à pessoa com deficiência com incapacidade para a vida independente e para o trabalho, e aos idosos, a partir de 65 anos. Em ambos os casos é necessário que não possuam meios para prover sua subsistência, e nem de tê-la provida por sua família. A renda familiar per capita deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo.

Meia entrada


A meia-entrada é garantida em todo o estado do Rio de Janeiro pela Lei Estadual 4.240, de 16 de dezembro de 2003, às pessoas com deficiência física, em estabelecimentos destinados à diversão, espetáculos teatrais, musicais e circenses, exibições cinematográficas, eventos esportivos e outros destas áreas.

Gratuidade

A gratuidade é garantida às pessoas com deficiência física, nos estabelecimentos como estádios, ginásios esportivos e parques náuticos do estado do Rio de Janeiro, conforme a Lei Estadual 2.051, de 30 de dezembro de 1992.

Reserva de assentos em estabelecimentos de cultura e lazer

Conforme Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004, os teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferência e similares, deverão reservar pelo menos 2% da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto em locais diversos, de boa visibilidade, próximos aos corredores, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas de público e a obstrução das saídas, em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT. É obrigatória, ainda, a destinação de 2% dos assentos para acomodação de pessoas com deficiência visual e de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo obesos, em locais de boa recepção de mensagens sonoras, devendo todos ser devidamente sinalizados e estar de acordo com os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

Isenção de Imposto de Renda (IR)

São isentos do recolhimento do Imposto de Renda (IR) os rendimentos de pessoas com doenças graves, cegueira ou paralisia irreversível incapacitante que sejam relativos à aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentícia, conforme a Lei Federal 7.713, de 22 de dezembro de 1988.

Isenção de IPTU – Imposto sobre a Propriedade e Territorial Urbana

Conforme a Lei Municipal 691, de 24 de dezembro de 1984, do Código Tributário do Município do Rio de Janeiro, com redação da Lei Municipal 1.955, de 24 de março de 1993, art. XXIII, tem isenção do IPTU a pessoa com deficiência física que, por esta razão, receba benefício de um salário mínimo de qualquer instituto de previdência, desde que possua apenas um imóvel de até 80 m² e este seja seu domicílio.

Isenção de taxa de Incêndio

Conforme a Lei Estadual 3.686, de 24 de outubro de 2001, regulamentada pelo Decreto 39.284, de 11 de maio de 2006, ficam isentas do pagamento de taxa de incêndio as pessoas com deficiência física, aposentadas e pensionistas, com renda de até 5 salários mínimos, proprietárias ou locatárias de apenas um imóvel residencial no estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 m².

Isenção de DUDA

A isenção do pagamento de taxas estaduais relativas à primeira emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação, emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran) do Estado do Rio de Janeiro (DUDA), é concedida às pessoas com deficiência pela Lei Estadual 4.883, de 1º de novembro de 2006.

Isenção de IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores

São isentas do IPVA pessoas com deficiência física, habilitadas, que conduzam seu próprio veículo 0 km ou usado, conforme a Lei Estadual 2.877, de 22 de dezembro de 1997.

isenção de impostos na compra do veículo 0 km


isenção de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (Imposto Federal)

As pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas, ainda que menores de idade, poderão adquirir, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, automóvel de passageiros ou veículo de uso misto, de fabricação nacional, equipados com motor de cilindrada não superior a dois mil centímetros cúbicos, conforme a instrução Normativa 607 da SRF (Secretaria de Receita Federal), de 05 de janeiro de 2006, e a Lei Federal 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 (modificada pela Lei 10.754, de 31 de outubro de 2003). Este benefício somente poderá ser utilizado uma vez a cada dois anos.

Isenção de ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Imposto Estadual)

Somente para pessoas com deficiência física habilitadas, que necessitem de adaptação especial em seu veículo, que deverá ser nacional, 0 km e cujo preço de venda ao consumidor não seja superior a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), conforme Convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ 158, de 17 de dezembro de 2008, com vencimento em 30 de abril de 2011, ratificado pelo Ato Declaratório 1, de 06 de janeiro de 2009. Esse benefício somente poderá ser utilizado uma vez a cada três anos.

Isenção de IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras (Imposto Federal)

São isentas de IOF as operações de financiamento para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional, quando adquiridos por pessoas com deficiência física, atestada pelo Departamento de Trânsito do estado onde residam em caráter permanente, cujos laudos de perícia médica especifiquem:

1) O tipo de defeito físico e a total incapacidade do requerente para dirigir automóveis convencionais;

2) A habilitação do requerente para dirigir com adaptações especiais, descrita no referido laudo.

Credencial nacional de estacionamento público

É a autorização para ocupação das vagas reservadas nos estacionamentos de veículos em todo território nacional, situados em logradouros públicos, objeto ou não de concessão, e nos pátios de repartições públicas ou espaços reservados em todo território nacional, pela pessoa com deficiência e com comprovada dificuldade de locomoção.

A credencial será emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do município de domicílio da pessoa com deficiência e comprovada dificuldade de locomoção, conforme a Resolução 304, de 18 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Se o município ainda não estiver integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, a credencial será expedida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do Estado.

Autorização especial de estacionamento (Município do Rio de Janeiro)

Conforme a Lei Municipal 2.328, de 18 de maio de 1995, a Resolução SMTR 1.712, de 11 de outubro de 2007, e a Resolução CONTRAN 304, de 18 de dezembro de 2008, ficam asseguradas às pessoas com deficiência e comprovada dificuldade de locomoção prioridade e gratuidade na ocupação das vagas especialmente reservadas nos estacionamentos de veículos no município do Rio de Janeiro e em todo território nacional, situados em logradouros públicos objeto ou não de concessão, e nos pátios de repartições públicas ou espaços a eles reservados. Esta autorização especial tem validade de três anos, devendo após esse prazo ser renovada.

Reserva de vagas em estacionamento de veículos


Estacionamentos públicos

Conforme Decreto Federal 5.296, de 02 de dezembro de 2004, e a Lei Municipal de cada localidade, quando houver, fica assegurada nos estacionamentos de veículos, situados em logradouros públicos, objeto ou não de concessão, e nos pátios de repartições públicas municipais ou espaços a eles reservados, a obrigatoriedade da reserva permanente de no mínimo 2% da totalidade de suas vagas, exclusivamente para o uso de veículos de pessoas com deficiência que tenham dificuldade de locomoção, em locais próximos à entrada principal ou ao elevador, de fácil acesso à circulação de pedestres, devidamente sinalizadas.

Os veículos estacionados nas vagas reservadas deverão ter identificação em local visível.

Estacionamentos privados

Conforme o Decreto Federal 5.296, de 02 de dezembro de 2004, e a Lei Municipal de cada localidade, quando houver, fica assegurada nos estacionamentos de veículos de propriedade privada, a obrigatoriedade da reserva permanente de no mínimo 2% da totalidade de suas vagas exclusivamente para uso de veículos de pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção, em locais próximos à entrada principal ou ao elevador, de fácil acesso à circulação de pedestres, devidamente sinalizadas.

Os veículos estacionados nas vagas reservadas deverão ter identificação em local visível.

habilitação para pessoas com deficiência

Conforme Resolução 80, de 19 de novembro de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a pessoa com deficiência poderá obter ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação, desde que seja considerada apta nos exames de aptidão física e mental, e nos exames de avaliação psicológica. A Resolução 267, de 15 de fevereiro de 2008, do CONTRAN regulamentou as adaptações que deverão ser feitas em veículos para uso das pessoas com deficiência habilitadas nas categorias profissionais C, D e E.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Atenção: O que não se dever fazer numa entrevista!

Fonte de Pesquisa Grupo PNE Vagas Brasil

-----Mensagem original-----


De: Moderador do grupo PNE-vagasbrasil [mailto:PNE-vagasbrasil-owner@yahoogrupos.com.br]

Enviada em: quinta-feira, 10 de junho de 2010 09:11

Para: simonesousa@simetria-rh.com.br

Assunto: Arquivo - 30 bobagens ditas por candidatos em entrevistas de emprego



30 bobagens ditas por candidatos em entrevistas de emprego Um candidato recusou o emprego porque achou o salário alto. Outro disse que não se levantaria da cadeira até ser contratado...foi retirado pelos seguranças. Um terceiro desafiou o entrevistador para uma queda de braço. Piada? Nada disso: são histórias verdadeiras (e absurdas) que conteceram durante entrevistas de emprego. Nem é preciso dizer que nenhum deles conseguiu a vaga, né? Veja, abaixo, por que.




1. O candidato desculpou-se abruptamente e saiu. Voltou alguns minutos depois usando uma peruca.



2. Pediu para ver o currículo do entrevistador para checar se ele era qualificado para julgá-lo.



3. Levou seu cão boxer à entrevista.



4. O entrevistador perguntou: "Onde você se vê dentro de cinco anos?" A resposta: "No seu lugar".



5. Para mostrar qualificação, o candidato disse que ao começar o trabalho provaria que a gerência toda da companhia era formada por incompetentes.



6. No fim da entrevista, retirou uma câmera Polaroid do bolso e tirou uma foto do entrevistador. Disse que havia feito fotos de todos os que o entrevistaram.



7. Disse que se conseguisse o emprego tatuaria o logotipo da empresa no braço para mostrar lealdade.



8. Sem dizer uma palavra, o candidato levantou-se no meio da entrevista e caiu fora.



9. Disse que não tinha almoçado e perguntou se poderia comer um hambúrguer que trazia na pasta.



10. O candidato não só mascava chiclete, como fazia bolas.



11. Manteve o walkman nos ouvidos durante toda a entrevista.



12. Interrompeu a conversa e ligou para o analista para pedir um conselho sobre como responder determinada questão.



13. Disse que não estava interessado porque o salário era muito alto.



14. Quando o entrevistador atendeu ao telefone, o candidato sacou uma Penthouse da pasta e ficou olhando as fotos; parou um longo tempo no pôster central.



15. Durante a entrevista um alarme de pulso soou, o candidato se desculpou e disse que tinha de sair para uma outra entrevista.



16. O candidato disse que não sairia da cadeira até ser contratado. Foi preciso chamar a segurança.



17. Quando perguntado se tinha passatempos, levantou e começou a dançar tango com uma parceira imaginária.



18. Tirou um videogame portátil da pasta e desafiou o entrevistador para um pinball.



19. Começou a pular no tapete e disse que o entrevistador deveria ser muito importante para ter um tapete tão grosso.



20. Perguntou quem era a garota encantadora no porta-retratos. Quando o entrevistador disse que era sua mulher o candidato perguntou se ela estava em casa e qual era o telefone. Foi retirado pela polícia.



21. O telefone do candidato tocou no meio da entrevista. Era sua mulher. Ele pergunta: "que companhia? quando eu começo? qual o salário?" O entrevistador disse que supunha que a entrevista não lhe interessava mais. O candidato respondeu: "lógico que interessa, vou para a empresa que pagar mais". Era um truque para elevar a oferta.



22. O candidato perguntou se o fato de o entrevistador não estar de terno tornava a oferta de emprego menos formal.



23. Desafiou o entrevistador para uma queda de braço.



24. O candidato disse que na verdade não queria trabalhar, mas que o seguro desemprego pediu uma prova de que ele estava procurando um trabalho.



25. Perguntou se podia consumir cocaína antes de começar a entrevista.



26. O pretendente à vaga chegou usando apenas um sapato. Disse que o outro fora roubado no ônibus.



27. A bolsa da candidata abriu durante a entrevista e de dentro saltou uma calcinha, além de dois potes de maquiagem e um vidro de perfume.



28. Chegou na entrevista de mobilete e estacionou na recepção. Disse que não queria ser roubado e por isso precisava de um lugar coberto para deixar a mobilete.



29. Retirou o sapato e a meia do pé direito e colocou talco nos dedos. Disse que precisava fazer aquilo quatro vezes ao dia e que estava na hora.



30. Assoviou o tempo todo enquanto o entrevistador falava.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Novas Oportunidades!

Vaga Efetiva (01) PcD de Telefonista para Rede Hoteleira Multinacional (70 países)




Local: Leblon

Atribuições do comissário hoteleiro:

*Atendimento e transferência de ligações;


Idade: 18 a 45 anos

Escolaridade: Ensino Médio ou Superior Completo

Não é necessária experiência anterior



Salário: R$ 540,00 + Premiação Mensal (até R$ 850,00)= R$ 1390,00

Benefícios: VT + Restaurante no Local + Ass. Médica + Ass. Odontológica + Convênio com Universidades e Curso de Idiomas

Interessados enviar email assunto Telefonista

Matéria Interessante


Há uma matéria muito interessante na revista Você SA sobre os erros no processo de recrutamento, tanto dos candidatos, quanto dos recrutadores. Envio abaixo parte da matéria para reflexão. Veja na íntegra em http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/tropecos-recrutamento-538946.shtml




AS 13 MAIORES MANCADAS DOS RECRUTADORES, NA OPINIÃO DOS CANDIDATOS



1 Não dar feedback: se o currículo chegou, se a vaga foi fechada, se o candidato já foi excluído...

2 Não estudar com antecedência o currículo do candidato e fazer uma leitura dinâmica instantes antes ou mesmo durante a entrevista.

3 Marcar encontros em lugares inadequados e barulhentos, como shoppings e cafés

4 Fazer perguntas que invadem a privacidade do entrevistado, como o desejo de ter filhos, ou se é casado de papel passado.

5 Rotular o profissional tomando por base o perfil de alguma empresa em que trabalhou.

6 Confidenciar “estou trabalhando esta vaga por fora da empresa que represento”

7 Chamar para entrevista usando uma determinada vaga como isca, mas entrevistar para outra, cuja função e salário não são condizentes.

8 Chamar para entrevista apresentando uma oportunidade e, no meio da conversa, revelar: “Queria apenas conhecê-lo”.

9 Entrevistar dois candidatos simultaneamente para “ganhar tempo” ou fazer a entrevista às pressas porque o candidato seguinte já chegou.

10 Durante a entrevista, permitir ser interrompido por terceiros, atender ao celular, sair da sala, ler e-mails...

11 Dizer que vai passar o candidato para a próxima fase e sumir sem dar nenhuma satisfação.

12 Medir visualmente o candidato de cima a baixo, antes mesmo da conversa ser iniciada.

13 Fazer perguntas ou insinuar brincadeiras preconceituosas relacionadas à religião, cor da pele, preferência sexual e aparência física.



Fonte: Revista Você SA - edição 141

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Notícias Recentes



http://www.sistemaodia.com/noticias/deficientes-tem-direito-a-todos-os-niveis-de-protecao-social-diz-ministra-80544.html

16 de Junho de 2010 15:36 + - Tamanho da fonte: 14


Deficientes têm direito a todos os níveis de proteção social, diz ministra


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, disse que é fundamental conscientizar as pessoas com deficiência sobre os seus direitos. Segundo ela, o Brasil demorou a compreender que essas pessoas têm direito a todos os níveis de proteção social.
“Que a cada dia, não só os segmentos organizados, mas toda a população tenha o compromisso de construir e implantar políticas públicas e comunitárias que respondam às necessidades das pessoas com deficiência”, afirmou hoje (16), após a abertura do Seminário Nacional de Educação Alimentar e Nutricional Para Pessoas com Deficiências Auditivas e Visuais.
Segundo o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, que também participou do seminário, é importante discutir e refletir sobre meios, veículos e formas que possam incluir os deficientes nas políticas.
“Estamos aqui para discutir formas de garantir os direitos de inclusão das pessoas com deficiência, porque elas, muitas vezes, não são atingidas pelas maneiras convencionais de difundir informações, por exemplo, sobre educação alimentar”, explicou o secretário.
O seminário ocorre de hoje até a próxima sexta-feira (18) em Brasília e tem o objetivo de refletir sobre experiências de acesso a informações relacionadas à educação alimentar. Segundo o MDS, cerca de 150 pessoas participam do evento. Elas são representantes de instituições e entidades que defendem e reivindicam os direitos dos deficientes visuais e auditivos em todo país.
“A educação alimentar é um campo muito importante para as pessoas com deficiência e é um direito delas ter acesso a essas informações", disse a ministra.

Oportunidades em Aberto para Pessoas com Deficiência


Prezados temos vagas para pessoas com deficiência, interessados enviar currículo para simonesousa@simetria-rh.com.br


Vaga Efetiva de Técnico de Suporte PCD (help desk) para Empresa de Grande Porte (Distribuidora de Bebidas, 10 filiais no Brasil)
Local: Cordovil
Atribuições:
*gerenciar e administrar solicitações de atendimento (interno), problemas ;
*Acompanhamento dos problemas relatados, andamentos e soluções e execução das tarefas;
* Emissão de relatórios gerenciais.
Idade: 18 a 35 anos
Sexo: Masculino
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Conhecimentos: windows vista, 7, xp, pacote office, redes, montagem e manutenção de micros
Salário: R$ 1200,00
Benefícios: VT + Restaurante no Local + Ass. Médica + Ass. Odontológica + Convênio Farmácia
Interessados enviar currículo assunto técnico de suporte


Vaga Efetiva de Conferente PCD para Empresa de Grande Porte (Distribuidora de Bebidas, 10 filiais no Brasil)

Local: Cordovil
Atribuições:
*Conferência de mercadorias (caminhões), que chegam ao Centro de Distribuição avaliando seu estado, quantidade e outras informações;
*Conferência de Notas Fiscais;
*Contato e interface com estoque e vendas;
*Emissão de Relatórios.
Idade: 18 a 45 anos
Sexo: Masculino
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Conhecimentos: informática
Salário: R$ 657,00
Benefícios: VT + Restaurante no Local + Ass. Médica + Ass. Odontológica + Convênio Farmácia
Interessados enviar currículo assunto conferente


Vagas Efetivas (10) PcD de Comissário para Rede Hoteleira Multinacional (70 países)
Local: Leblon
Atribuições do comissário hoteleiro:
*Lavagem de panelas e louças;
*Transporte de Lixo;
*Organização de Bebidas;
*Recebedor da Limpeza e Organização de sua área ;
*Manter o ambiente e espaço de trabalho limpo e organizado.
Idade: 18 a 45 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Não é necessária experiência anterior
Salário: R$ 540,00 + Premiação Mensal (até R$ 425,00)
Benefícios: VT + Restaurante no Local + Ass. Médica + Ass. Odontológica + Convênio com Universidades e Curso de Idiomas
Interessados enviar email assunto Comissário



Vagas Efetivas (04) PcD de Servente para Rede Hoteleira Multinacional:
Local: Leblon
Atribuições do comissário hoteleiro:
*Limpeza e manuteção de área interna;
*Transporte de Lixo;
*Manter o ambiente e espaço de trabalho limpo e organizado.
Idade: 18 a 45 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
Não é necessária experiência anterior
Salário: R$ 540,00 + Premiação Mensal (até R$340,00)= R$ 880,00
Benefícios: VT + Restaurante no Local + Ass. Médica + Ass. Odontológica + Convênio com Universidades e Curso de Idiomas
Possibilidade de crescimento na empresa.
Interessados enviar currículo assunto servente

Deficientes Famosos


A título de conhecimento a todos, que muitas vezes olham a deficiência antes do potencial aqui, vamos colocar sempre alguns exemplos para reflexão acerca da questão talento....que sempre nos inspiram  a sermos melhores.

Ludwig Van Beethoven, compositor alemão nascido em 1770, foi autor da Nona Sinfonia entre outras grandes obras.

Em 1798, Beethoven comerçou a ter problemas de surdez, audição seriamente comprometida.

Continuou compondo até a morte.



Espaço para Deficientes


Este blog é mais um espaço destinado a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Para colocamos notícias, dicas, divulgação de empregos, troca de informações.

O objetivo é fazer com que as oportunidades estejam sempre no caminho de todos que acessarem este blog.

Meu desejo para todos é paz, saúde e sucesso.

Felicidades!


Simone Sousa