segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Internacional da Síndrome de Down


Dia Internacional da Síndrome de Down

Fonte: 




Hoje, dia 21 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Estima-se que no Brasil existam 300 mil pessoas com Down, 30 mil em São Paulo. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atenta ao assunto, lançou o Programa Complementar de Imunizações para Pessoas com Síndrome de Down. Iniciativa inédita do Governo do Estado, o programa inclui pessoas com a síndrome no calendário especial de vacinação do Crie - Centro Regulador de Imunizações Especiais.  O Crie vacina pessoas com baixa imunológica sistemática - portadores de imunodeficiências em geral, anemia falciforme, câncer e AIDS - contra catapora, viroses causadoras de pneumonias, otites, sinusites, meningite, osteomielite e hepatites A e B.
As doenças infecciosas são a segunda maior causa de óbito entre a população de brasileiros com Down, pois 90% deles apresentam baixa imunidade. Com a vacina, o índice de morbidade e mortalidade a partir dessas doenças teria redução superior a 80%.

Síndrome de Down:
A Síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da Síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Popularmente é conhecida como mongolismo. Hoje sabemos que esta denominação é inadequada, devido à conotação preconceituosa que a cerca. Campanhas têm sido realizadas para a divulgação do nome Síndrome de Down ou Trossomia do 21. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a Síndrome.

É impossível diagnosticar a Síndrome de Down logo ao nascimento. O diagnóstico, em geral, é feito pelo pediatra ou médico que recebe a criança logo após o parto, considerando as características fenotípicas peculiares à Síndrome. A confirmação é dada pelo exame do cariótipo (análise citogenética).

As características são: chatamento da parte de trás da cabeça, inclinação das fendas palpebrais, pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, língua proeminente,
ponte nasal achatada, orelhas ligeiramente menores, boca pequena, tônus muscular diminuído, ligamentos soltos, mãos e pés pequenos, pele na nuca em excesso.

A probabilidade de um indivíduo ter Síndrome de Down é de 1.600 nascidos vivos. O nascimento de uma criança com Síndrome de Down é mais frequente conforme aumenta a idade materna. Porém, qualquer pessoa está sujeita a ter um filho com esta Síndrome que ocorre ao acaso, sem distinção de raça ou sexo. 

Entenda:A Síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Esta alteração genética pode ser apresentar de 3 formas:
Trissomia 21 padrão- Cariótipo: 47XX ou 47XY (+21) 
- Indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as duas células, tendo no par 21 três cromossomos. Ocorre em aproximadamente 95% dos casos.
 
Trissomia por translocação
- Cariótipo: 46XX (t 14;21) ou 46XY (t 14;21)
- O indivíduo apresenta 46 cromossomos e o cromossomo 21 extra está aderido a um outro par, em geral o 14. Ocorre em aproximadamente 3% dos casos. 
Mosaico- Cariótipo: 46XX/47XX ou 46XY/47XY (+21)
- O indivíduo apresenta uma mistura de células normais (46 cromossomos) e células trissômicas (47 cromossomos). Ocorre em aproximadamente 2% dos casos.


Parceria com a Prefeitura de Mesquita- Projeto Mesquita Mais Acessível

Parceria com a Prefeitura de Mesquita- Projeto Mesquita Mais Acessível 

Veja o link e o texto e conheça um pouco deste trabalho inovador da Prefeitura.
Lembrando que interessados podem se cadastrar e participar.



A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Mobilização Social e Integração Governamental, formalizou uma parceria de inclusão no mercado de trabalho com a SIMETRIA.
foto reunio simetria
A reunião com a empresa de recursos humanos Simetria ocorreu no dia 11 de março, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a participação da coordenadora da CORDEF, Neide Aparecida e de sua assistente Adriana Costa; da assistente Institucional, Simone Souza;  da coordenadora de RH, Renata Felix; da assistente de RH, Virginia Fernandes;  e do coordenador de Relacionamento da Empresa SIMETRIA, Antoniel Bastos.
O objetivo dessa parceria é o fortalecimento do Projeto Mesquita Mais Acessível, no Canal de Oportunidades, nova ação da CORDEF, voltada para pessoas com deficiência, e contempla as exigências da Lei 8.213/91,  que  determina cotas mínimas de trabalhadores com algum tipo de deficiência, para as empresas com mais de 100 empregados. A CORDEF  junto com a empresa  SIMETRIA promoverá  cursos gratuitos de orientação para o mercado de trabalho.
O primeiro curso da parceria acontecerá no dia 22 de março, de 13h as 17h, na Sala de Cinema  Zelito Viana, sede da  Prefeitura, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro. Segundo Neide Aparecida, as inscrições para o curso estão sendo realizadas na sede da CORDEF, na Avenida Coelho da Rocha, 1426, Rocha Sobrinho.



quinta-feira, 3 de março de 2011

Carvaval 2011 - Bloco: "Senta que eu te empurro". Organização: IBDD


 O “Senta Que eu Empurro” vai desfilar no dia 4 de março no Catete e já está com o samba na garganta para cantar por acessibilidade e o que é de direito das pessoas com deficiência. A estimativa é reunir cerca de 500 foliões com e sem deficiência.



A novidade deste ano é a participação de Viviane Alves de Assis, que é anã, como madrinha de bateria. Viviane é uma entusiasmada e bem-humorada passista que sai em várias escolas de samba. A porta-bandeira do bloco continua sendo a tetracampeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, Viviane Macedo. O samba, de autoria do compositor Dino, destaca dois temas que estão entre as principais áreas de atuação do IBDD: acessibilidade e direitos. “Senta, senta, senta / Senta que eu quero empurrar / Quero prioridade / Quero acessibilidade / Pra eu passar / Eu só quero o que é meu direito / É isso que a lei me dá / Sentado na cadeira ou de muletas / Eu quero enxergar / O samba é a liberdade do povo / E o senta que eu empurro veio pra mostrar.”

 
Esta é a quarta vez que o Senta Que Eu Empurro desfila no Carnaval de rua do Rio. Quem quiser participar, deve adquirir a camiseta do bloco, através do contato com a coordenadora de Área de Apoio à Pessoa do IBDD, Ana Cláudia, no telefone 3235-9290. O bloco se concentrará em frente à sede do IBDD, na rua Artur Bernardes, e desfilará pelas ruas Bento Lisboa, Dois de Dezembro e Rua do Catete.