terça-feira, 28 de setembro de 2010

Divulgação: Blog Anjos da Visão em Ação



Venho por meio deste divulgar, a pedido do Sr. Manoel dos Anjos, os eventos realizados pelos Anjos da Visão em Ação.
O Grupo realiza evento solidário, feijoada com música, apresentações com atores e cantores cegos.
Os convidados são vendados, monitorados e servidos por cegos.
Abaixo segue endereço do blog para maiores informações: http://www.anjosdavisão13.blogspot.com/.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eventos II- 21/09/2010- Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Partipação do evento Niterói Acessível, iniciativa da Secretaria de Acessibilidade e Cidadania de Niterói.
A Simetria apoiou essa maravilhosa iniciativa com orientaçãos aos candidatos e cadastro de emprego.

Eventos- Dia 21/09/10- Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

É com muito prazer, que posto todo o trabalho realizado pela Célula, com o apoio de todos os colegas da Simetria, em especial pela participação da Virgínia em todos os eventos que prestigiamos neste dia que deve ser comemorado como conquista da luta das pessoas que iniciaram todo este processo e lembrança e divulgação para os que não conhecem, a luta da pessoa com deficiência no Brasil.

Venho destacar  o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiêncian no Rio, a figura da administração da Sra. Lícia Marca.

Jardim Sensorial













.

Simone e Virgínia (Simetria), participando da visitação ao Jardim.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência- Simetria

Início da Semana da Pessoa com Deficiência- Caminhada 19/09/2010

 A orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, foi tomada, neste domingo, por pessoas que reivindicam respeito à diversidade. Cadeirantes, surdos, cegos, anões, pessoas com síndrome de down e outras deficiências participaram do Superação Rio 2010, organizado pelo Instituto Novo Ser em parceria com o Movimento Superação. Um trio elétrico, com participação de Marcelo Yuka, animou os participantes e quem passeava pela praia.

Fonte:  Página do Jornalista Sidney Rezende
http://www.sidneyrezende.com/noticia/101147+superacao+rio+2010+movimento+une+as+diferencas+em+copacabana

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência- 21/09




DIA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

William Pereira da Silva



Dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Não tenho conhecimento de ter havido manifestações em prol dos deficientes na cidade de Mossoró e região, mesmo sabendo que temos várias instituições que defendem os direitos das pessoas com deficiência. Este dia foi instituído pela lei 11.133, de 14 de julho de 2005.

Existem muitas reclamações por parte dos deficientes em relação ao desrespeito as leis que os protegem. Exemplo disso são as dificuldades de acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho, a garantia da gratuidade em transportes públicos, a falta de respeito em várias situações no cotidiano, as empresas não obedecem a Lei de cotas, preenchendo as vagas destinadas para empregos aos deficientes, torna-se necessário à intervenção da Delegacia Regional do Trabalho. Também o preconceito ainda é muito acentuado apesar das campanhas sucessivas existente em todo Brasil, inclusive nas escolas.

Relembro em um dos meus textos sobre INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO onde cito que " A inclusão é um pequeno avanço que a educação esta conseguindo realizar para que possamos respeitar as diferenças reconhecendo que podemos conviver em comunhão aprendendo junto com pessoas deficientes ou com outras carências humanas. Uma grande lição aprendi com os deficientes, é da força da superação e a conscientização de que um dia poderemos ser um deles e devamos agir com cautela antes de virar as costas as pessoas portadores de deficiência ou aquela menos favorecidas de recursos para viver. Tenho dito ao longo da minha vida que " O mundo da muitas volta em torno de si, dá uma volta ao redor do sol e volta sempre ao mesmo lugar". Sempre estamos voltando ao lugar de origem. Nascemos carentes e precisando de todos até tornarmos-nos independente para viver, mas devemos lembrar que um dia voltaremos a ser carentes e dependentes de novo ou pela velhice ou por um acidente qualquer que pode nos deixar inválidos ou deficientes físicos, visuais, auditivo, e ainda com problemas mentais", relato ainda; " Em conversas informais, os deficientes relatam além da discriminação o sentido de exclusão a que são submetidos e sempre relato a eles que a exclusão no Brasil não é só para com os deficientes, mas também nas mais diversas situações em que se encontra o pobre, o negro, as mulheres, milhares de crianças, trabalhadores. Enfim uma grande parcela da sociedade é excluída dos seus mais elementares direitos como ser humano pelo sistema econômico criado com o advento do capitalismo nos séculos passados. Essa cultura capitalista valoriza somente os capazes, inteligentes, vencedores criando na nossa mente a imagem que todos que conseguem dinheiro, riquezas e poder são realmente os detentores da felicidade e da perfeição humano na terra.

Creio na inteligência humana e na racionalidade das pessoas para que num futuro bem próximo as leis a favor dos deficientes em geral sejam respeitadas, aplicadas adequadamente com uma rigorosa fiscalização por parte dos órgãos competentes.

Mostrarei algumas datas que também definem as lutas de algumas deficiências. 11 de outubro dia do Deficiente Físico, dia 03 de dezembro Dia Internacional do Deficiente Físico, 13 de dezembro dia do Deficiente Visual, último domingo de cada mês de setembro, neste ano 28 de setembro dia Nacional do Deficiente Auditivo e do Surdo e 21 de março Dia Internacional da Síndrome de Down.

"É somente através da ajuda mútua e das concessões recíprocas que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar verdadeiros progressos."

Prof. Jigoro Kano.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA

Publicado no Recanto das Letras em 21/09/2008








Sobre o autor



PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA

Mossoró/RN - Brasil, 51 anos

250 textos (94530 leituras)

2 e-livros (592 leituras)

(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/09/10 10:14)

Memória- Morre aos 91 anos a pedagoga Dorina Nowill

Fonte: Revista Veja
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/morre-aos-91-anos-a-pedagoga-dorina-nowill
Todos os direitos reservados



Memória


Morre aos 91 anos a pedagoga Dorina Nowill

AE

Dorina Nowill, em foto de janeiro de 2009

A professora Dorina de Gouvêa Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão dos deficientes visuais no País, morreu neste domingo, aos 91 anos. Segundo informações de familiares, ela estava internada havia cerca de 15 dias no Hospital Santa Isabel, na zona oeste, para tratar uma infecção, mas acabou sofrendo parada cardíaca. O velório deve ser realizado na segunda-feira, na sede da fundação que leva seu nome.



"Foi uma morte praticamente natural", afirma seu filho Alexandre Nowill, que também era seu médico. Dorina, que era casada com Edward Hubert, deixa outros quatro filhos - Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel -, além de 12 netos.



A professora ficou cega aos 17 anos por causa de uma doença que os médicos nunca conseguiram entender. Decidiu então dedicar a vida à luta pela inclusão de pessoas na mesma condição.



Com um grupo de amigas, criou em 1946 a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que em 1991 recebeu seu nome. Junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos foi uma das pioneiras na produção de livros em Braille, na distribuição gratuita dessas obras para deficientes visuais e no desenvolvimento de técnicas mais modernas para que o cego consiga ler - como livros falados e vozes sintetizadas no computador.



Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se numa escola regular em São Paulo. Na época, deficientes visuais praticamente não tinham acesso à cultura e à informação por causa da falta de livros adaptados.



Em 1945, conseguiu convencer a Escola Caetano de Campos, onde cursava o magistério, a implantar o primeiro curso de especialização de professores para o ensino de cegos. Após diplomar-se, viajou para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos paga pelo governo americano para frequentar um curso de especialização na área de deficiência visual, na Universidade de Columbia.



Quando regressou ao Brasil, concentrou esforços na fundação da primeira imprensa Braille de grande porte do País. Hoje, a editora é uma das principais fontes de renda da fundação e produz 80% dos livros do Ministério da Educação para deficientes visuais e encomendas especiais de cardápios para restaurantes, instruções de segurança de companhias aéreas, best-sellers, etc.



Dorina dedicou-se também à regulamentação da educação para cegos. Na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, foi responsável pela criação do Departamento de Educação Especial para Cegos. Em 1961, graças a seu empenho, o direito à educação ao cego virou lei.



Entre 1961 a 1973, Dorina dirigiu o primeiro órgão nacional de educação de cegos no Brasil, criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desportos. Realizou programas e projetos que implantaram serviços para cegos em diversos Estados, além de eventos e campanhas para a prevenção da cegueira.



Em 1979, a professora foi eleita presidente do Conselho Mundial dos Cegos. Em 1981, Ano Internacional da Pessoa Deficiente, ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas como representante brasileira. Dorina também trabalhou intensamente para a criação da União Latino Americana de Cegos e foi diversas vezes premiada por seu trabalho.



Em 1989, o Congresso Nacional ratificou a Convenção 1599 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da reabilitação, treinamento e profissionalização de cegos. Esse foi mais um desdobramento do trabalho que Dorina havia começado 18 anos antes, com o primeiro centro de reabilitação para cegos criado por sua fundação.



(com Agência Estado)



Tags: cegos, deficiente visual, dorina nowill, inclusão, ong.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Universo da Pessoa com Deficiência

Vagas de Trabalho







Vagas de Trabalho



Abaixo segue nossas vagas em aberto.
Caso você tenha interesse ou conheça alguém favor enviar currículo para simonesousa@simetria-rh.com.br ou comparecer à Av. Presidente Vargas, 534/11º andar, Centro.





 
Rede Hoteleira Multinacional Seleciona:
Carga horária: 44 horas semanais, escala 6 X1, 01 folga semanal
Aj. de Lavanderia
04 Vagas
Efetiva
Leblon
Atividades: o profissional será treinamento para operar máquinas de lavar e passagem de roupa (roupa de cama, mesa, roupas)
Salário: R$ 880,00
benefícios: VT + Alimentação no Local + Cesta básica + A. Médica + A. Odontológica + Seguro de Vida + Curso de Idiomas + Conv. com FaculdadesComissário

Sexo Masculino
Ensino Fundamental  Completo




05 vagas
Efetiva
Leblon
Atividades: auxiliar em cozinha internacional, suporte na lavagem de louças e panelas, limpeza do ambiente, transporte de lixo
Salário: R$ 965,00
Benefícios: VT + Alimentação no Local + Cesta básica + A. Médica + A. Odontológica + Seguro de Vida + Curso de Idiomas + Conv. com Faculdades


Ensino médio completo
Masculino

Arrumadeira
02 Vagas
Efetiva
Barra
Atividades: a profissional irá realizar arrumação de quartos, banheiros.

Salário: R$ 865,00
Benefícios: VT + Alimentação no Local + Cesta básica + A. Médica + A. Odontológica + Seguro de Vida
EXPERIÊNCIA MÍNIMA: Experiência em limpeza de hotéis ou residências.

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Feminino

Servente
04 Vagas
Efetiva
Barra
Atividades: o profissional será treinamento para limpeza de áreas públicas, banheiros e transporte de lixo.

Salário: R$ 721,00
Benefícios: VT + Alimentação no Local + Cesta básica + A. Médica + A. Odontológica + Seguro de Vida
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Masculino

Empresa de Grande Porte no Segmento de Saúde:
Op. de Telemarketing- Receptivo
20 Vagas
Efetivo
Centro
Carga horária/ salário: 36 horas semanais- 2º à sábado, com carga horária de 06 horas (15 min. De intervalo) = R$ 838,00 folga domingo ou 30 horas semanais- 2º à 6º feira, com carga horária de 06 horas (15 min. De intervalo) = R$ 689,00 folgas sábado e domingo

Benefícios: VT + VR (236,00) + A. Médica + A. Odontológica + Seguro de Vida + aux. Funeral

Escolaridade: Ensino Médio Completo
Sexo: Masculino e Feminino

Palestra Cedicom

No dia 01/08 também foi realizada a Palestra de Orientação e Dicas para o Mercado de Trabalho, realizada na Ong Cedicom, da qual já postamos cursos gratuitos para todos.
A participação de todos e interesse nos motivou bastante.
Abraços e até a próxima em 21/09.
Nesta foto, de toda a equipe do Cedicom.





Notícias Atualizadas

Prezados,

Estive algumas semanas sem postar mensagem pela correria do dia-a-dia.
Participei como Palestrante do Evento de Empregabilidade da Ong Muito Especial, São de Meriti.
Foi muito gratificante levar um pouco das experiências que obtive nesta área que muito me identifico.

De: Rafaella



Enviada em: segunda-feira, 26 de julho de 2010 13:58

Para: 'Simone Sousa'; rute@muitoespecial.com.br

Cc: 'Luana Correa'

Assunto: RES: Agradecimento



Boa tarde Simone!



Conforme conversamos por telefone, para nós foi um prazer tê-la conosco em nosso workshop.



Agradecemos a participação da Simetria RH e colocamo-nos à disposição para o que precisar.



Esperamos tê-la conosco em próximas ocasiões, fortalecendo a parceria em prol da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.



Um abraço,





Rafaella Furtado



www.muitoespecial.com.br